domingo, 28 de março de 2010

PlANO DE AULA MATEMATICA :Técnica operacional da divisão e multiplicação

  • Profª - Vera Lúcia Vasconcelos Pereira
  • Matéria – Matemática
  • Conceito – Técnica operacional da divisão e multiplicação
  • Problema de lógica
  • Grupo – 09
  • Turno – matutino
  • Outubro/ 2005
Objetivo geral
  • Encorajar as crianças para a elaboração de estratégias nas resoluções de problemas técnico – operacionais da divisão e multiplicação e de raciocínio lógico.
Objetivos específicos Conceituais
  • Compreender as técnicas operacionais para efetuar divisão e multiplicação com números naturais.
  • Usar sua própria estratégia de resoluções
  • Interpretar problemas de lógica a parti de um dado.
  • Desenvolver concentração e a persistência na busca de resultados.
Procedimentais
  • Usar diferentes estratégias de resoluções para uma única operação.
  • Apropriar de estratégias para encontrar um resultado.
  • Expressar oralmente e por escrito e raciocínio verbal, numérico, visual e abstrato.
Atitudinais Justificativa
  • Entendendo que a matemática é do uso cotidiano e necessário às nossas vidas e que a mesma foi implantada nos ensinamentos escolares, mais como um problema do que uma solução, procurei nas aulas de matemática com o tema “Técnica operação da divisão da divisão e multiplicação” como também problema de lógica, proporcionar aos alunos e a mim, interesse e capacidade de criar novas estratégias de resoluções
Metodologia
  • Propus as crianças dividir em grupos mínimos de alunos com mais de dois em cada com o número de 34 alunos existentes na sala, para que nenhum colega fique de fora.
  • Pedir para registrar no caderno os enunciados:
  • Pensem numa maneira sabia de encontrar os resultados das operações
  • Encontrei na Revista Ciências Hoje Das Crianças um desafio bem legal e trouxe para juntos encontrarmos uma maneira de resolver.
Avaliação
  • Apresentação das estratégias usadas por cada grupo de alunos tanto oral, quanto escrito.
  • Pontuação das dificuldades em elaborar estratégias com rapidez de raciocínio.
  • Intervenção com alunos em dificuldade.
  • Registro escrito de como foi pensado o resultado.
Referências Bibliográficas
  • Godoy, Mário Cunha – Textos – Uma Conversa- A prendizagem da Matemática.
  • BUGERS, Beth – PACHECO, Elias – Problemas a Vista - Ed. Moderna, 1998.
  • Revista – Ciências Hoje - Maio / 2002
  • PCN – Matemática
Reflexão
  • Apropriando das sugestões da Oficina - Estudo da Matemática com o professor Godoi, em que fez com refletíssemos sobre a matemática como uma matéria que desperta prazer e não somente dever, adaptei no planejamento, cujo objetivo era de que os alunos compreendessem a técnica operacional da divisão e multiplicação de números naturais e que encontrassem para o desafio intitulado “Pedalado trocadas”, uma sugestão da revista
  • Efetuar as operações de cálculos e raciocínio lógico apropriando de sua próprio
  • Organizar as idéias em desequilibro
  • Falar de suas dificuldades sem medo
  • Compartilhar com colegas e professora e suas idéias de raciocínio
  • Expressar por escrito o caminho percorrido até o resultado.
Avaliação
  • -Apresentação das estratégias usadas por cada grupo de alunos tanto oral, quanto escrito.
  • -Pontuação das dificuldades em elaborar estratégias com rapidez de raciocínio.
  • -Intervenção com alunos em dificuldade.
  • -Registro escrito de como foi pensado o resultado.
Referências Bibliográficas
  • Godoy, Mário Cunha – Textos – Uma Conversa- A prendizagem da Matemática.
  • BUGERS, Beth – PACHECO, Elias – Problemas a Vista - Ed. Moderna, 1998.
  • Revista – Ciências Hoje - Maio / 2002
  • PCN – Matemática

0 comentários:

 
©2007 '' Por Elke di Barros